Walter Radamés Accorsi


 Walter Radamés Accorsi, nasceu em Taquaritinga, no dia 9 de outubro de 1912. Diplomou-se em 1927 no colégio Mackenzie, de São Paulo, e em 1928 mudou-se para Piracicaba para estudar agronomia. Iniciou o curso em 1930 na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, a ESALQ, chamada na época de “Escola Agrícola”. Formou-se em 1933 em terceiro lugar da turma.
 Seu amor pela ESALQ e por Piracicaba era muito grande, e com grande emoção se referia a ela: “Piracicaba me deu oportunidade de ser o que dizem que sou e a Escola complementou, então eu faço tudo por esta cidade e tudo por esta Escola”.
 Em 1936 passou no concurso de livre docência, iniciando sua carreira acadêmica. Sempre defendeu a fitoterapia, por reconhecer que as plantas usadas pelo povo realmente possuem funções terapêuticas. “A natureza é o laboratório natural mais perfeito que existe no planeta”. Um exemplo foram seus estudos com o Ipê Roxo (ver imagem), que teve posteriormente reconhecido cientificamente seu efeito no tratamento de câncer, dando ao Walter fama mundial e contribuindo para a disseminação dessa planta por todo o mundo.
 No período de 1951 a 1954 ocupou os cargos de diretor e vice diretor da escola, cargos que cumpriu honrosamente. Em 1982, após quase setenta anos de docência, aposentou-se compulsoriamente, ou “expulsoriamente” como brincava a respeito. Nesse mesmo ano, recebeu o título de professor emérito, um dos mais honoríficos da Universidade de São Paulo (USP). Na mesma década ganhou o setor de plantas medicinais da Escola, o qual freqüentava todo dia. 
 Em 1986 recebeu o título de Cidadão Piracicabano, outorgado pela câmara de vereadores, e em 1990 inaugurou seu laboratório. Em 2005 foi paraninfo de 5 turmas de formados.
 Walter Accorsi faleceu em 5 de Abril de 2006, sendo honrosamente velado no Salão Nobre da sua amada escola.

  "Deus fala ao homem através das leis que regem os fenômenos do universo. E fala ao coração do homem através do evangelho, que é a lei divina e universal que levará o homem à perfeição".